você está em: Tratamentos/ DTM

Disfunções da ATM

Articulação Temporomandibular

As Disfunções da ATM compreendem um grande grupo de doenças que podem envolver os maxilares, músculos mastigatórios, dentes e nervos. As mais frequentes são:

Deslocamentos do disco da ATM

Ocorrem quando o disco articular desloca-se de sua posição anatômica. Podem ser acompanhados de estalos ou ruídos ao abrir e fechar a boca, travamentos no maxilar, dor à movimentação, além de outros sintomas.

Disfunções musculares e bruxismo

Se você sente dores de cabeça e no maxilar, possui alguns dentes desgastados e apresenta cansaço muscular na face, é possível que esteja realizando o bruxismo. O termo médico significa a sobrecarga de força de um dente sobre o outro, ou seja, o ranger dos dentes superiores com os inferiores.

Este problema é frequente e está relacionado, principalmente, ao fator emocional, apesar de existir outras origens para o distúrbio, como a posição da arcada dentária, problemas respiratórios e os distúrbios do sono. A tensão e o stress colaboram para o surgimento deste problema, que parece inofensivo, mas pode gerar sintomas mais sérios.

Os pacientes com bruxismo relatam sentir dores em todos os dentes, nos grupos musculares da face e do pescoço, além de dores na região da Articulação Temporomandibular, que é próxima ao ouvido. Conforme a intensidade do bruxismo, esses sintomas podem se tornar mais agudos, o que exige tratamento imediato.

Deslocamento do disco da ATM

Placa Miorrelaxante para ATM

Placa Miorrelaxante para ATM

Deslocamento do disco da ATM

Tratando e Diferenciando os problemas

A dúvida é como diferenciar o problema do simples movimento dos dentes na boca, por isso é importante observar os sintomas. O bruxismo ocorre principalmente durante o sono e pode afetar adultos e crianças.

É importante consultar um profissional com experiência na área. O tratamento envolve diferentes profissionais da saúde. É muito comum os pacientes buscarem tratamento com Otorrinolaringologista primeiro, pois a dor pode se localizar próximo ao ouvido.

Vários procedimentos podem ser empregados de forma gradativa, como:

• Uso de aparelhos móveis intrabucais, conhecidos como splints oclusais;
  • Exercícios de relaxamento;
  • Medicação miorrelaxante;
  • Laser odontológico;
  • Acupuntura;
  • Fisioterapia muscular.
Mulher morena sorrindo

“O bruxismo está ligado ao stress, caracterizando-se como um problema de natureza psicossomática. Por isso, o controle e a administração do stress são importantes para neutralizar o distúrbio."

Celular Rodape